CARTA DE RH - BLOGUEIROS DA CARTA - 16/02/2010
Só uma questão de comprometimento

Na minha experiência de 40 anos em cargos de gestão e consultoria constatei que a obtenção de resultados e eficácia destes projetos são consequência direta do comprometimento dos participantes com o seu autodesenvolvimento.

Identifiquei então que a metodologia que leva a isto deve estar fundamentada nos preceitos específicos dos quais apresento quatro abaixo.

As pessoas não resistem à mudança, mas sim a "serem mudadas", portanto para a mudança de comportamento devemos buscar o seu comprometimento que é conseqüência de seu envolvimento.

Os participantes são adultos, então as técnicas usadas devem ser as da andragogia (educação de adultos), propiciando a aprendizagem através de absorção de conceitos abstratos/teorias, observação reflexiva, experimentação ativa (vivencial) e experiência concreta.

Os conceitos devem ser apresentados de forma não diretiva e têm a função de aumentar o conhecimento (cognitivo) do participante diminuindo sua insegurança e sua reação emocional de resistência à mudança.

As correntes teóricas, mesmo que antigas, não devem ser descartadas em prol das "modernas" sem uma avaliação profunda da aplicação real de seus princípios e a relação "causa e efeito".

Pesquisa recente publicada na revista Profissional & Negócios (janeiro de 2010, página 25 - "RH em 2010"), mais uma vez ratifica a prioridade do desenvolvimento das pessoas e das lideranças nas organizações.

Nas próximas edições voltarei ao assunto.
 
 
 
Eduardo Rocha - Certified Management Consultant www.dsgconsult.com.br






Siga-nos
 



Rua Fernandes Moreira, 210 - Ch. Sto. Antonio São Paulo, SP - 04716-000
Tel: (55) (11) 97567-4090
eduardo.rocha@dsgconsult.com.br