A liderança eficaz nas organizações. Uma visão bem moderna.

por Eduardo Rocha

Faço um convite à reflexão sobre nossas deficiências ao exercer com eficácia o papel de liderança, principalmente quando ocupamos funções gerenciais.

Funções gerenciais são aquelas de todos os cargos de chefia ou gestão, desde a presidência até supervisão.

Essa análise das causas e das dificuldades, bem como das propostas de ação, se baseia na minha experiência de quase 40 anos de prática em funções gerenciais e como consultor de gestão de pessoas, com centenas de casos e exemplos reais de fracassos e sucessos.

Achei oportuno escrever sobre isso depois de verificar como atualmente o foco sobre o assunto tem levado à criação de vários títulos para identificar a liderança eficaz: do milênio; líder XXI; participativa; servidora; motivadora; assertiva; coach; transformadora, entre outros.

Verifico que esses diversos títulos "da moda", com microvariações de conteúdo e método entre eles e comparados com títulos de "antigamente", se tornam dificultadores para o entendimento das competências para exercer a liderança e contribuem para a desqualificação delas.

Isso ainda é reforçado pela facilidade de pesquisa no Google e pela decisão de considerar um conceito "coisa antiga" e ultrapassada, levando à "supersimplificação".

Em seguida aponto dicas para a eficácia de nossa liderança nas organizações.

Sobre o papel do líder:

Nem sempre o líder é gerente, mas todo gerente tem que ser líder.

O real gerente de recursos humanos é você, a área de RH é sua consultora e assessora.

Trabalhe com as pessoas e não apesar das pessoas.

Recursos Humanos s?o recursos. não os desqualifique.

Dá a eles a ênfase que você dá aos outros. Na verdade dá mais ênfase.

Trabalhar com pessoas é tão difícil como com as outras "coisas".

Requer conhecimento, técnicas e métodos como qualquer outra área.

A sua habilidade deve ser compatível com a sua dificuldade.

Desenvolver suas habilidades, se necessário, deve ser o primeiro passo.

Participação não se deixa, estimula-se e mantêm-se. Requer esforço e competência.

Ser participativo é diferente de ser "bonzinho".

Líder desenvolve outros líderes.

Sobre os Resultados:

A liderança eficaz traz desempenho e qualidade de vida no trabalho.

Experiências e pesquisas são evidências objetivas disto.

Análise as consequências das ações das pessoas e equipes no desempenho dos processos.

E sim, resultados com pessoas são mensuráveis.

Sobre os Conceitos:

Lembre-se de que alguns conceitos já foram considerados antigos, mas "voltaram".

Um exemplo disto é o CHA - Conhecimento, Habilidade e Atitude.

Outro exemplo é o que já afirmaram contra, sem comprovação, a teoria de Maslow.

Peter Drucker já foi Guru, depois decr?pito e voltou a ser Guru.

Não os desqualifique em prol da "moda" sem um entendimento profundo dos mesmos.

Mudanças e novas tecnologias sempre existiram.

Gerações diferenciadas como a geração Y sempre existiram, só tinham outros nomes.

Palestras motivacionais nem sempre trazem a motivação para os objetivos propostos.

Ao escolher curso ou seminário verifique se os resultados são os esperados por você.

Sobre as Práticas:

Pesquise, entenda e incorpore os conceitos básicos.

Avalie sempre se você tem comprometimento com sua decisão de aplicá-los.

Tenha coerência entre seu discurso e a prática. Seja o exemplo.

Não desanime. Tenha determina??o e perseveran?a.

Não fique só na intenção, aja. Faça acontecer.

O ótimo é inimigo do bom. Se necessário faça o feijão com arroz.

A qualidade de vida do líder é consequência de sua competência.

Eduardo Rocha

Instrutor do curso de Liderança: motivação e trabalho em equipe da INNOVIA.






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