A liderança eficaz nas organizações. Uma visão bem moderna.
por Eduardo Rocha Faço um convite à reflexão sobre nossas deficiências ao exercer com eficácia o papel de liderança, principalmente quando ocupamos funções gerenciais. Funções gerenciais são aquelas de todos os cargos de chefia ou gestão, desde a presidência até supervisão. Essa análise das causas e das dificuldades, bem como das propostas de ação, se baseia na minha experiência de quase 40 anos de prática em funções gerenciais e como consultor de gestão de pessoas, com centenas de casos e exemplos reais de fracassos e sucessos. Achei oportuno escrever sobre isso depois de verificar como atualmente o foco sobre o assunto tem levado à criação de vários títulos para identificar a liderança eficaz: do milênio; líder XXI; participativa; servidora; motivadora; assertiva; coach; transformadora, entre outros. Verifico que esses diversos títulos "da moda", com microvariações de conteúdo e método entre eles e comparados com títulos de "antigamente", se tornam dificultadores para o entendimento das competências para exercer a liderança e contribuem para a desqualificação delas. Isso ainda é reforçado pela facilidade de pesquisa no Google e pela decisão de considerar um conceito "coisa antiga" e ultrapassada, levando à "supersimplificação". Em seguida aponto dicas para a eficácia de nossa liderança nas organizações. Sobre o papel do líder: Nem sempre o líder é gerente, mas todo gerente tem que ser líder. O real gerente de recursos humanos é você, a área de RH é sua consultora e assessora. Trabalhe com as pessoas e não apesar das pessoas. Recursos Humanos s?o recursos. não os desqualifique. Dá a eles a ênfase que você dá aos outros. Na verdade dá mais ênfase. Trabalhar com pessoas é tão difícil como com as outras "coisas". Requer conhecimento, técnicas e métodos como qualquer outra área. A sua habilidade deve ser compatível com a sua dificuldade. Desenvolver suas habilidades, se necessário, deve ser o primeiro passo. Participação não se deixa, estimula-se e mantêm-se. Requer esforço e competência. Ser participativo é diferente de ser "bonzinho". Líder desenvolve outros líderes. Sobre os Resultados: A liderança eficaz traz desempenho e qualidade de vida no trabalho. Experiências e pesquisas são evidências objetivas disto. Análise as consequências das ações das pessoas e equipes no desempenho dos processos. E sim, resultados com pessoas são mensuráveis. Sobre os Conceitos: Lembre-se de que alguns conceitos já foram considerados antigos, mas "voltaram". Um exemplo disto é o CHA - Conhecimento, Habilidade e Atitude. Outro exemplo é o que já afirmaram contra, sem comprovação, a teoria de Maslow. Peter Drucker já foi Guru, depois decr?pito e voltou a ser Guru. Não os desqualifique em prol da "moda" sem um entendimento profundo dos mesmos. Mudanças e novas tecnologias sempre existiram. Gerações diferenciadas como a geração Y sempre existiram, só tinham outros nomes. Palestras motivacionais nem sempre trazem a motivação para os objetivos propostos. Ao escolher curso ou seminário verifique se os resultados são os esperados por você. Sobre as Práticas: Pesquise, entenda e incorpore os conceitos básicos. Avalie sempre se você tem comprometimento com sua decisão de aplicá-los. Tenha coerência entre seu discurso e a prática. Seja o exemplo. Não desanime. Tenha determina??o e perseveran?a. Não fique só na intenção, aja. Faça acontecer. O ótimo é inimigo do bom. Se necessário faça o feijão com arroz. A qualidade de vida do líder é consequência de sua competência. Eduardo Rocha Instrutor do curso de Liderança: motivação e trabalho em equipe da INNOVIA.
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