PREFÁCIO
Todo cliente tem o consultor que merece.
L. A. Costacurta Junqueira - Editora Gente-1999

Na época atual, quando a busca da competitividade em nível mundial requer a aplicação crescente da energia das organizações, a consultoria, incluído o treinamento, vem sendo uma das atividades que ganha destaque no contexto mundial.

No Brasil mais especificamente, tendo em vista o momento de transição por que passamos, a situação ganha ênfase devido a necessidades mais prementes de nossas organizações, quer privadas, quer estatais ou do terceiro setor.

A estes fatores são acrescentados outros dois que interferem fortemente no contexto: a entrada de novos prestadores de serviços de consultoria de origem externa ao país e a agregação crescente de novos profissionais brasileiros às atividade devido a situação do mercado de trabalho.

Tudo isto tem sido causa de visões distorcidas sobre a atividade e seus prestadores de serviços, e como consequência, tem dificultado a maximização de sua eficácia.

Neste momento, portanto é de muita importância a colaboração desta obra que apresenta, de forma corajosa e prática, informações relevantes para reflexão sobre como esta maximização pode ser atingida, apontando os pontos principais para os quais os clientes de consultoria podem contribuir para este resultado.

A consultoria, por tratar-se de atividade de prestação de serviços, possui características de pouca tangibilidade, de variação de padrão conforme o prestador e de produção e consumo concomitantes.

No livro, tais características, que enfatizam a abordagem atitudinal e a necessidade de identificar parâmetros que auxiliem na definição e avaliação dos serviços, são tratadas, desde a ótica, passando por papéis, até os indicadores de eficiência e de eficácia.

O autor reforça a possibilidade da imediata utilização dos conceitos com a apresentação de indicadores baseados em pesquisas e roteiros práticos para a ação.

Recomendamos a leitura do livro a todos os clientes e aos prestadores de serviços de consultoria, atuais ou em potencial, no sentido de podermos agregar valor à atividade, fazendo com que seu uso eficaz contribua ainda mais para o desenvolvimento das organizações e, como consequência, para o desenvolvimento do Brasil.

julho/1999
Eduardo Rocha
Diretor Presidente - 3 Gestões de 96 a 2002
IBCO- Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização




Siga-nos
 



Rua Fernandes Moreira, 210 - Ch. Sto. Antonio São Paulo, SP - 04716-000
Tel: (55) (11) 97567-4090
eduardo.rocha@dsgconsult.com.br